(Mário Quintana)

Google Custom Search



terça-feira, 13 de novembro de 2007

Sonhando Alto

© Walmir Lima

Sonhando Alto

Passando ultimamente por tantas adversidades, perdendo e tendo que abrir mão de tanta coisa, tendo que violentar meus desejos, sentindo-me perdido e confuso, e querendo distrair minha mente, peguei, ao acaso, um filme para assistir baseado em seu título, seu elenco e numa, como sempre, pobre sinopse.

E, por mais uma dessas coincidências da vida, encontrei um dos filmes mais emblemáticos que já assisti. Cheio de mensagens, despejou em mim uma carga muito forte de símbolos e parábolas nessas horas de angústia e tormento.

A principal delas é a de que o amor incondicional de uma família é a fonte maior para a realização e o sucesso de um indivíduo, apesar de qualquer fama, aparência ou preconceito que possa gerar contra si.

"Sonhando Alto", filme estrelado por Billy Bob Thornton, um de meus atores preferidos, conta a história de um astronauta da NASA, Charles Farmer, que, depois do suicídio de seu pai, se vê forçado a se aposentar para salvar a fazenda de sua família. Mas ele não desiste do seu sonho de viajar pelo espaço e começa a construir seu próprio foguete, mesmo com as ameaças do govêrno de impedi-lo.

Esse filme simples, mas rico e primoroso em sabedoria, encerra mil poesias como no seguinte texto, dito pelo personagem principal, que muito me marcou, mostrando quando e o quanto o apoio e a confiança da família faz de um simples homem um gigante:

"Quando somos crianças, queremos ser iguais ao nosso pai.
Depois, quando viramos adolescentes, não queremos mais ter nada a ver com ele. E quando ficamos adultos, acabamos iguaizinhos a ele.

Meu pai me ensinou uma coisa quando morreu: Não estava morrendo, estava desistindo.

Não importa o que aconteça comigo hoje. Meus filhos verão que não desisti. E posso morrer sabendo disso."

Fiquei pensando:

Sonhar... desistir... mas não desistir de sonhar!

Marcadores: ,


LINK => CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU COMENTÁRIO

19 Comentários:

Blogger Anne M. Moor disse...

... nem da luta, nem da vida e muito menos do amor... O sonhar nos mantém vivos! Força, chin up, we're here...

13 de novembro de 2007 às 08:29  
Anonymous Anônimo disse...

O sonhar meu amigo, nos dá muita força pra viver , e sempre sonhando,... mas com pés no chão!
Um forte abraço , querido Walmir!

13 de novembro de 2007 às 10:06  
Blogger Ernesto Dias Jr. disse...

Está mais do que na hora de você trocar essa foto aí por outra, sorridente e de olhos abertos, não está?

13 de novembro de 2007 às 13:34  
Blogger Udi disse...

"Sonho que se sonha sozinho é só um sonho... mas sonho que se sonha junto é realidade"
Walmir, conta com a gente prá sonhar o teu sonho junto com você.
beijos

13 de novembro de 2007 às 17:09  
Blogger Flavio Ferrari disse...

DE longe seu post mais inspirado ...
Fico feliz pela demonstração de força ...
Beijo

14 de novembro de 2007 às 01:16  
Blogger ana disse...

Si es bueno vivir, todavía es mejor soñar, y lo mejor de todo, despertar.
Antonio Machado (1875-1939) Poeta y prosista español.
Sueña Walmir, un abrazo,
ana.

14 de novembro de 2007 às 17:08  
Blogger Jorge Lemos disse...

... é quando a realidade acontece!

15 de novembro de 2007 às 16:49  
Blogger Walmir Lima disse...

Estimada Ana
Tengo leído a tu Blog de espacio y lo siento maravilloso.
Cuanto mas lo conozco mas veo sus bellezas.
Gracias por regalármelo y también por tu amabilidad y cariño.
Walmir

15 de novembro de 2007 às 23:07  
Blogger Walmir Lima disse...

Meus amigos, Anne, Maria Helena, Ernesto,Udi, Flavio e Jorge,
Que bom tê-los por amigos, como família.
Vocês carregam-me no colo com o carinho que me faz falta por não ter mais minha mãe aqui.
Amo a vocês todos.

15 de novembro de 2007 às 23:15  
Blogger Walmir Lima disse...

Meus amigos,
Falei na postagem sobre a importância do apoio da família para o indivíduo.
Vocês, minha família de verdade, que se manifesta, me fazem me sentir aquele "gigante", amado.

15 de novembro de 2007 às 23:18  
Blogger R. disse...

Walmir, não sei o que você está passando, mas parece ser uma fase meio chata, né?
Te desejo muita força, pra passar por isso de cabeça erguida e sem arranhões ;-)

A frase do filme é arrepiante. É realmente um Encontro quando a gente consegue tirar uma lição, ter um insight, etc de um filme, né? Ainda mais, assim, ao acaso...
Sorte a sua! ;-)

Beijos!

16 de novembro de 2007 às 01:05  
Anonymous Anônimo disse...

Walmir,
Que tuas angústias e tormentos dêem lugar ao sonho.
Sonho que te impulsionará à correr atrás da felicidade e jamais, em hipótese alguma desistir.
Porque você merece.
E ela virá.

16 de novembro de 2007 às 02:30  
Blogger Anne M. Moor disse...

Fui pegar esse filme ontem pra ver e NÃO TEM no vídeo que eu geralmente vou!!!!!!!!!!!!! Não deve ter chegado aqui nos cafundós do Brasil!!!

17 de novembro de 2007 às 10:53  
Anonymous Anônimo disse...

"o amor incondicional de uma família é a fonte maior para a realização e o sucesso de um indivíduo" - frase que há tempos tem estado em minha mente, principalmente pela falta de afeto entre os componentes das inúmeras famílias dispersas por este mundo. Valeu a dica, vou assistir ao filme. Força e vitória!

17 de novembro de 2007 às 13:13  
Blogger Walmir Lima disse...

Angela
Grato à Vida por tua existência pertencer ao lado feliz e construtivo da minha.

17 de novembro de 2007 às 20:37  
Blogger Walmir Lima disse...

Prezada Clarisse,
Espero que este filme transmita a você os momentos de amor e ternura como fez a mim.
E que você continue a nos visitar em nossa Blogosfera de amigos-família incondicionais.
Bem-vinda!

17 de novembro de 2007 às 20:42  
Blogger Anne M. Moor disse...

Clarisse é filha de uma grande amiga minha. Recomendo o blog dela: http://rapidaefuncional.blogger.com.br

17 de novembro de 2007 às 21:46  
Anonymous Anônimo disse...

Walmir,

Já dizia o ditado: antes tarde do que nunca!!!

Aqui estou para dizer que adorei seu texto e que tao importante quanto sonhar é viver seu sonho de acordo com a realidade possível!!!

Beijos

18 de novembro de 2007 às 01:36  
Blogger  disse...

Ora viva, boas falas.
Somos todos ouvidos,olhos,torcida e alegria por elas.
Bj.

19 de novembro de 2007 às 17:29  


LINK => CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU COMENTÁRIO

19 Comentários:

LINK => VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL