(Mário Quintana)

Google Custom Search



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Azenhas do Mar

© Walmir Lima
Azenhas do Mar
Um lugar onde eu gostaria de passar meus últimos dias

Estive lá nos anos 90, num lindo mês de Agosto, e seu nome surgiu em conversa há dois dias com o amigo António Tapadinhas, quando me lembrei da viagem que fiz a esse paraíso.

Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do conselho de Sintra, freguesia de Colares, no Vale do Tejo. Desenvolvendo-se ao longo de uma ribeira (linha de água) que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas (daí o nome). Tem na base uma praia na qual existe uma linda piscina oceânica (vide foto).

Para além do pitoresco da paisagem natural, existem nas Azenhas, várias edificações de interesse, particularmente no Estilo Português Suave, com azulejaria nas fachadas, como é o caso da Escola e da residência do Professor.

Fazendo parte dos roteiros turísticos de Portugal, Azenhas é atualmente o local de segunda habitação de muitos, sendo que a sua população residente se situa por volta dos 800 -1.000 habitantes.

Tradicionalmente, além da atividade de moagem, as principais atividades eram a agricultura, com especial destaque para o vinho e alguma pesca e recolha de mariscos (percebes e lapas).

Da memória do povo do mar ficou devoção a Nossa Senhora do Mar, mas sobretudo celebra-se São Lourenço, santo padroeiro da terra e protetor da vinha, cuja procissão se realiza todos os anos em Agosto.

Fazendo fé nos santos, o povo os carrega até à beira mar para a espetacular "bênção" - Azenhas do Mar, ela própria, a bênção do Atlântico !

.

Marcadores: