(Mário Quintana)

Google Custom Search



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Santana de Parnaíba - O Brasil que o Brasil Precisa Conhecer

© Walmir Lima

Santana de Parnaíba

Aldir Blanc, na cabeça de cada estrofe de sua música “Querelas do Brasil” (gravada por Elis Regina) disse:

O Brasil, não conhece o Brasil
O Brasil, nunca foi ao Brasil
--------
O Brasil, não merece o Brasil
O Brasil,  tá matando o Brasil
--------
Do Brasil S.O.S. ao Brasil
Do Brasil S.O.S. ao Brasil...

Sábias palavras do querido compositor.  Elas são a mais pura verdade!!
Um exemplo ?
Já publiquei no Facebook algumas fotos, todas comentadas (vide álbum), sobre Santana de Parnaíba (que muitos escrevem, erroneamente, como “Santana DO Parnaíba”) que não é devidamente conhecida por muitos brasileiros e até mesmo por muitos paulistas e paulistanos.
Dois amigos me mandaram e-mails agradecendo pelas informações publicadas no meu álbum do Facebook disseram que elas despertaram a atenção e o interesse de seus filhos adolescentes e pré-adolescentes que comentaram que aquelas informações, mesmo que simplistas, eram mais atraentes e tinham mais conteúdo do que o material que receberam nas escolas regulares que frequentam.
Não é à toa que o Brasil está apenas no 88. lugar no Ranking Mundial da Educação. Algo de que não podemos nos orgulhar.
Mas, voltando ao ponto, gostaria de passar mais algumas informações interessantes aos meus amigos sobre esse cantinho tão lindo de Brasil que é Santana de Parnaíba.
Sua Prefeitura tem feito um trabalho maravilhoso para sua preservação, conquistando diversos prêmios nacionais e internacionais (incluindo os concedidos pela Unicef e pela ONU).
Todas as outras Prefeituras brasileiras deveriam conhecer seu POEAO – Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, que teve início em 1999 e cujo slogan é: “Restaurando casas. Construindo cidadãos”.  Sua história é, principalmente, uma história de vida.
Por meio dele, a Prefeitura de Santana de Parnaíba resgata mais do que seu patrimônio histórico (que é simplesmente o maior patrimônio histórico tombado e preservado do Estado de São Paulo), ela resgata a vida e dá oportunidade de carreira para garotos e garotas de toda a cidade.
O Projeto capacita adolescentes para a área de construção civil, oferecendo-lhes um nicho de qualificação com especialização em restauro e conservação de bens culturais, além de incluir socialmente jovens em situação de risco psicossocial, tendo já atendido cerca de 2.400 jovens em 10 anos.
Faltou-me dizer da outra vez que Santana de Parnaíba, uma das cidades mais antigas do país, foi fundada em 1580, ou seja, pouquíssimos anos após a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral !!
A cidade está a apenas 35 Km de São Paulo, tem 109 mil habitantes, segundo o ultimo senso de 2010, e é o maior núcleo urbano em taipa tombado em 1982 pelo Condephaat.
Ela ainda resguarda marcas de importantes momentos da história brasileira, que vão do Movimento Bandeirantista ao pioneirismo na geração de energia elétrica com a construção da primeira usina hidrelétrica a abastecer a cidade de São Paulo – a Usina Edgard de Souza, inaugurada em 1901 – represando as águas do rio Tietê.
Entre seus moradores ilustres estão nomes que lembramos desde nossas aulas de História, no ensino Fundamental (nosso antigo Curso Ginasial), como os Bandeirantes Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera), Fernão Dias, André Bernardes e Domingos Jorge Velho, que fizeram do lugar um ponto de referência para as expedições desbravadoras. Quem tem noção do tamanho do Brasil, tem noção do tamanho de sua importância.
Santana de Parnaíba é conhecida por sua hospitalidade.  Cheia de atrações, clima bom, boa música no Coreto da Praça Quatorze de Novembro todos os Sábados e Domingos, além de uma comidinha gostosa, Santana de Parnaíba é também conhecida por suas festividades e atrai turistas longo de todo o ano.
Das festividades, talvez a mais conhecida em termos nacionais, é a Festa de Corpus Christi (celebrada no dia 7 de Junho e muito divulgada na televisão), por sua beleza, colorido e criatividade, se constituindo em uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo. Ela atrai milhares de visitantes às ruas do Centro Histórico que são ornamentadas com um tapete de serragem colorida de 850 metros, confeccionado pelos moradores, numa saudável disputa para ver quem faz a mais bonita ilustração tendo como tema motivos religiosos.
O resultado sempre surpreende pelo capricho e pela perfeição, tornando-se muito difícil escolher a melhor.
Em seguida, vêm a missa e a grande procissão, que complementam o evento.
Por fim, um detalhe de sua modernidade e do seu pioneirismo (que está em seu DNA) e que, infelizmente, não é encontrado nem em cidades mais badaladas:  Administrada pelo Cintur – Centro de Informações Turísticas, Santana de Parnaíba oferece, gratuitamente, uma rede Wi-Fi para navegação na internet nas ruas e nas praças, através de várias antenas distribuídas pela cidade.
Mais um pioneirismo de Santana de Parnaíba

A Cidade Histórica da Simpatia !!



Marcadores:


LINK => CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU COMENTÁRIO

2 Comentários:

Blogger Walmir Lima disse...

Queridos amigos,

Quem me conhece e acompanha sabe que, com exceção feita apenas a algumas brincadeiras nas redes sociais, eu primo por zelar para que meu Blog e meus perfis em redes sociais valorizem, principalmente a Arte e a Cultura nas suas mais diversas formas de manifestação, no que o Brasil é de uma riqueza enorme.

Acredito piamente que as coisas boas do Brasil devam ser valorizadas e divulgadas (e quero compartilhar minhas experiências). Meu Blog (O Centauro), por exemplo, pode ser um bom veículo para isso, afinal, ele já registra mais de 42.000 visitas, sendo 11.000 delas em 58 países, e mais de 80.000 visitas ou abertura de páginas e, por princípio meu, sem manifestações doutrinárias que envolvam política, religiões ou outros sectarismos de qualquer espécie.

Não conheço o Prefeito e, honestamente, nem sei qual seu Partido (até porque essa iniciativa do Município já vem de vários anos), estou apenas tentando dar o devido valor ao que merece e deveria servir de exemplo nesse nosso país tão cheio de valores descartáveis, como responsabilidade, honestidade, justiça e trabalho. Na minha opinião, iniciativas como as de Santana de Parnaíba devem ser valorizadas e incentivadas. Os resultados falam !!

3 de dezembro de 2012 às 12:03  
Blogger Anne M. Moor disse...

Certamente um lugar a ser visitado!

beijão
Anne

3 de dezembro de 2012 às 20:33  


LINK => CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU COMENTÁRIO

2 Comentários:

LINK => VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL