(Mário Quintana)

Google Custom Search



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A Verdadeira Alegria do Carnaval

© Walmir Lima
Lú, Walmir e Angela
Restaurante-Mirante "Bistrô da Mata"
Chapada dos Guimarães - 04 Fev 2008



Esse Carnaval resolvi passar no Paraíso.

O Paraíso existe e fica aqui perto, mesmo. Fica na região de Cuiabá, no Mato Grosso, bem no Centro Geodésico do Continente, a apenas uma hora e cinqüenta minutos de São Paulo, com os vôos promocionais e supereconômicos da madrugada....

(Clique no Link abaixo e leia mais)

É um Paraíso com temperatura de Inferno, mas, como em todo Paraíso que se preze, você é recebido por “Anjas” hospitaleiras. Elas são, como diria o Ernesto, as “Anjas Aladas”, que vocês já conhecem: a Angela e a Lú (Lúcia Helena), cuiabanas por adoção.










"Bistrô da Mata"








Foram quatro dias maravilhosos em que elas me levaram a alguns dos recantos que compõem esse paraíso. Um deles é a Fazenda Pasárgada, que pertence a duas pessoas também maravilhosas, Sandra e Waldir, os compadres da Lú, e o outro é a famosa Chapada dos Guimarães.



A Fazenda Pasárgada









Angela, Lú e Sandra





Walmir, Lú, Waldir e Sandra






A Fazenda Pasárgada tem seu nome bem apropriado. Advindo de uma suntuosa cidade Persa da antiguidade, esse nome foi consagrado pelo poeta Manuel Bandeira como um lugar ironicamente ideal, em seu poema “Vou-me embora pra Pasárgada”.















As fotos de lá, que publico ao longo dessa postagem, falam, por si só, o que representa esse lugar paradisíaco, por sua beleza, que inclui, entre outras coisas, um belíssimo jardim-orquidário, e, principalmente, pelo ambiente familiar, agradavelmente “alto astral” que nos proporcionaram o casal amigo, Sandra e Waldir, juntamente com seus netinhos, sua filha, Tarin e seu marido Alexandre. Sua simpatia e generosidade, casa linda e acolhedora, seu churrasco delicioso e as incríveis mangas gigantes, que fazem juz ao nome "coração de boi" jamais serão esquecidos.







Orquídeas
da
Fazenda Pasárgada






A Chapada dos Guimarães


A Chapada dos Guimarães fica bem no meio da América do Sul e é um excepcional ponto para se avistar a planície pantaneira, muito freqüentado à noite pelos notívagos, “malucos” e namorados em busca de luzes estranhas, mais espetaculares do que as da cidade de Cuiabá, que ilumina parte da planície.

O Centro Geodésico seria um ponto eqüidistante entre o Atlântico e o Pacífico, no "Coração da América do Sul", como já dizia Caetano Veloso na música "Um Índio".



A Chapada é um lugar que atrai místicos e sensitivos do mundo inteiro.

Existe uma série de fatores que fizeram de Chapada dos Guimarães um dos pontos de atração de místicos do mundo inteiro.

O “Paralelo 15 Graus Sul” passa pôr regiões beneficiadas energeticamente onde, segundo as profecias de Dom Bosco, nasceria a civilização perfeita; aquela talvez, almejada no Terceiro Milênio, ou na Era de Aquário, formando sua passagem, justamente, o alinhamento das cidades de Porto Seguro, Brasília, Chapada dos Guimarães e o Lago Titicaca, no alto da Cordilheira dos Andes.


"Bistrô da Mata"


Este fluxo eletromagnético ("corredor Bivac"), que passaria pôr esta região, possibilitaria às “pessoas iniciadas” um maior contato com os elementais e seres de outras dimensões. Dizem existir sob Chapada um buraco que permitiria a passagem de ondas cósmicas que normalmente não chegam à superfície.

A Chapada dos Guimarães possui uma paisagem exótica e a maior concentração de plantas medicinais por quilômetro quadrado. Situa-se sobre uma das mais antigas placas tectônicas do planeta, que forma a borda do chamado Planalto Central Brasileiro.


Pousada Mirante "Penhasco"


Sua paisagem possui várias eras geológicas estampadas. Há 300 milhões de anos, foi fundo de um mar, que cedeu há 150 milhões de anos. Há 15 milhões de anos temos a modificação mais marcante na paisagem, com o surgimento da Cordilheira dos Andes. A região, onde hoje é a Planície Pantaneira, afundou, criando então a borda da Chapada, com uma diferença de altura vertical de mais de 350 metros.

Em um passeio, é possível observar na paisagem as marcas deixadas no arenito, e achar fósseis de conchas do mar. É possível observar as dunas do antigo deserto, que se formou quando o mar cedeu, e que são bem visíveis na região do Portão do Inferno, ou, até mesmo, as inscrições pré-históricas deixadas em alguns dos 46 sítios arqueológicos cadastrados.

Existe uma antiga estrada pré-colombiana que passa pela região e que liga a América Central, cruzando a Cordilheira dos Andes em direção ao Brasil Central, cruzando o país de noroeste a sudeste.
















O clima da Chapada é surpreendente. Para quem sai de Cuiabá, distante apenas 74 km, a temperatura torna-se muito mais amena por causa da altitude que fica por volta de 800 metros acima do nível do mar, criando uma circulação de ar que forma uma espécie de bolha.

A hidrologia é especial, tamanha a quantidade de nascentes e cachoeiras. O maciço montanhoso é o divisor de águas entre a Bacia Amazônica e a do Rio da Prata. Sua formação básica é o arenito sedimentar com a presença de quartzos leitosos, hematitas, ardósias, além de ouro, diamantes e outras rochas que ajudam as emanações telúricas.



Estas condições fazem de Chapada um local que possibilita às pessoas um contato direto com a natureza, auxiliando o desenvolvimento sensitivo e espiritual, e quem sabe, despertando para uma consciência menos egoísta e mais planetária.




As mangas "Coração de Boi" da Fazenda Pasárgada:

Enormes!...

Como o coração dos queridos Sandra, Waldir, Lú e Angela

Marcadores: ,


LINK => CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU COMENTÁRIO

17 Comentários:

Blogger Anne M. Moor disse...

AFFFFFFFFFFFFFFFFE!!!! Que lugar mais linnnnnndo! E com nossas amigas certamente o Carnaval foi um paraíso... Lindo texto de coisas que eu não sabia. Lú e Angela, qdo eu for a Cuiabá quero ir nesses lugares tambémmmmmmmmmmm... :-)
Beijos

7 de fevereiro de 2008 08:53  
Blogger Angela disse...

Walmir,
Te receber foi, como sempre, uma delícia. Além de toda essa beleza que você já mostrou aí, foram dias inesquecíveis de bons filmes, boas músicas, boas risadas, boas cervejas (prá combinar com o calor!) e principalmente boas "gentes".

Estão todos super-convidados a virem com você da próxima vez!

Beijos

7 de fevereiro de 2008 08:59  
Blogger Jorge Lemos disse...

Walmir

Expressivo texto cercado pelas presenças da nossa Lú e Angela.
Neste retiro espiritual abriu-se
aquilo importante que lhe pertence, a percepção para as coisas singulares, tivemos a oportunidade de reler os velhos escritos dos nossos ensinamentos passados; quer do campo técnico como do filosófico.
Mergulho expressivo e oportuno
de um dissertar abrangete para todos os gostos e crenças. Parabens.
Jorge e Estephania

7 de fevereiro de 2008 09:07  
Blogger Udi disse...

Uau! Isso não é um post, é um guia de turismo! Dá de 10 no caderno Viagem do Estadão.

E, meninas, também queroooo!
;)

7 de fevereiro de 2008 10:24  
Anonymous Anônimo disse...

Walmir,
Que lindo!
Belíssimas fotos e texto, cultura pura!
Que bom ter tido esse relax..acho que precisava...e ótimas companhias!
Beijo à todos!
Maria Helena.

7 de fevereiro de 2008 10:30  
Blogger  disse...

Gentilíssimo como sempre.
O privilégio foi nosso receber você.Foram realmente dias deliciosos.
Volta logo...
Bjo.

PS:Vou passar endereço do blog pra Sandra e Waldir. Eles vão adorar.

7 de fevereiro de 2008 20:01  
Blogger Ernesto Dias Jr. disse...

Já dizia minha vó:
Uns com uns e uns sem nenhuns...
Acho que vou arrumar uma namorada nas redondezas.

7 de fevereiro de 2008 22:53  
Blogger  disse...

Arruma, arruma.Numa redondeza de 1.500 km.
Tão pertinho...(2 horas).

7 de fevereiro de 2008 23:12  
Blogger Walmir Lima disse...

Pessoal,
Eu gostaria muitíssimo de poder voltar acompanhado de todos, todos, todos da nossa blogaldeia.
É uma viagem inesquecível que, tenho certeza, os amigos curtirão e agradecerão aos céus pela oportunidade única desse contato com uma energia "palpável", que se pode sentir em toda sua plenitude.
Creiam, mesmo nós, "insensíveis" moradores do alfalto, lá, temos despertada uma fina e apurada percepção dessa energia natural, que dá pra sentir, literalmente, na pele.
É pra se pensar muito sério na possibilidade de irmos todos juntos.
É maravilhoso!

7 de fevereiro de 2008 23:13  
Blogger É! disse...

ATENÇÃO SENHORES PASSAGEIROS:
última chamada para o vôo que parte AGORA para Cuiabá em busca dessas belezas e adoráveis companhias!

8 de fevereiro de 2008 09:06  
Blogger ANA disse...

A-pasion-ante tu excursión de Carnaval.
Un paraíso en la Tierra, me imagino tu felicidad, te habras sentido pequeño en aquella inmensidad de paisaje,
y te habrás sentido enorme en el encuentro con tus amigos, pleno.
No me extraña que con un pais tan hermoso te sientas orgulloso de ser brasileiro,
Te mando un abrazo grande,
ana.

9 de fevereiro de 2008 15:57  
Blogger Walmir Lima disse...

Eres muy bienvenida Ana.

Cuando quieras y puedas venir de Cantabria, te esperamos todos con los brazos abiertos para mostrarte este país tan maravilloso y hospitalero que es Brasil.

Un gran abrazo,
Walmir

10 de fevereiro de 2008 02:41  
Blogger Flavio Ferrari disse...

Ê vidão ...

10 de fevereiro de 2008 20:04  
Blogger Walmir Lima disse...

Eu que o diga, Flávio, eu que o diga. E quizera ter a todos junto comigo lá, algum dia, em breve. Seria, mesmo, o paraíso.

11 de fevereiro de 2008 00:12  
Blogger Walmir Lima disse...

Foi mesmo uma pena que não tivemos a idéia de colocar um objeto qualquer, como uma caixa de fósforos, por exemplo, ao lado das mangas para dar uma idéia do tamanho delas. Mas, posso dizer que cada uma delas tem, praticamente, o tamanho de uma cabeça humana. Incrível!

11 de fevereiro de 2008 00:33  
Blogger Moda Fashion disse...

Muito bom este blog! Especialmente as lindas fotos do Bistrô da Mata! Que lugar lindo!

22 de setembro de 2011 12:49  
Blogger Moda Fashion disse...

Parabéns por postar fotos legais! Gostamos muito das fotos no Bistrô da Mata! Que lugar maravilhoso!
Parabéns pelo blog!
Bella Moda
Visite nosso blog! Também postamos fotos legais do Bistrô da Mata e da Chapada dos Guimarães-MT!

http://bellamoda.blogspot.com/2011/08/vestido-para-noivas-acessorios-etc.html#comment-form

27 de setembro de 2011 10:14  


LINK => CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU COMENTÁRIO

17 Comentários:

LINK => VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL