(Mário Quintana)

Google Custom Search



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cidinha Campos - A Voz Brasileira

© Walmir Lima


(Discurso da Deputada Cidinha Campos (PDT) na Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro - ALERJ)


A Voz Brasileira Que Causou Silêncio no Plenário

Maria Aparecida Campos Straus, conhecida como Cidinha Campos, (São Paulo, 5 de Setembro de 1942) é uma jornalista, radialista e política brasileira.

Apresentou junto com Durval de Souza o programa infantil 'Pullman Jr', pela TV Record, de São Paulo, atual Rede Record. Fez parte do elenco fixo de 'Família Trapo', programa humorístico de enorme sucesso produzido e exibido pela TV Record no final dos anos 60 e que foi o percursor de atrações como 'A Grande Família' e 'Sai de Baixo'.

Junto com Hebe Camargo ajudava a entrevistar os convidados do programa 'Hebe Camargo', também pela TV Record. Lá mesmo, seu programa tipo revista eletrônica, 'Dia D', foi o primeiro a usar 'Gerador de Caracteres' na televisão brasileira. Apresentou junto com Walter Forster o primeiro programa em cores na TV Tupi, pelo sistema Pal-M. Foi a primeira repórter internacional da Rede Globo, fazendo entrevistas para o 'Fantástico'.

Foi casada com o novelista Manoel Carlos com quem tem uma filha chamada Maria Carolina (escritora, roteirista e afilhada de Hebe Camargo e Agnaldo Rayol).

Seu envolvimento com a política começou em 1982, ano das primeiras eleições diretas para os governos estaduais após 16 anos. Cidinha comandava, no seu programa na Rádio Tupi, uma série de entrevistas com os candidatos ao governo fluminense.

Como parlamentar denunciou a máfia que agia no INSS. Em 1998 decide se candidatar a uma cadeira na ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Reeleita deputada estadual nas eleições de 2006.

Em 24 de março de 2010, Cidinha Campos tornou-se um fenômeno nas redes sociais Twitter e Facebook e no site Youtube, com grande repercussão em países como Portugal, Angola e Moçambique, por conta de inflamados discursos proferidos da tribuna da Alerj sobre denúncias contra o também deputado estadual José Nader (PTB), que se auto indicou para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Cidinha acusa o parlamentar petebista e seus familiares pela prática de corrupção.

Foi reeleita, em 2010, pelo PDT, ao cargo na Alerj, com 89.553 votos, sendo assim a décima deputada mais vota para a Alerj. José Nader e José Nader Junior, seus famosos adversários em 2010, não se elegeram.

Depois das eleições em 2010, Cidinha voltou à TV na Rede Bandeirantes do Rio de Janeiro com o comando do programa 'Cidinha Livre'.

.

Marcadores:


LINK => CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU COMENTÁRIO

4 Comentários:

Blogger Anne M. Moor disse...

Wowwwwwwwwwwwwwwww. Uma mulher das minhas!!! Bom ver alguém botando os 'is' no lugar certo!!!

beijo
Anne

14 de dezembro de 2010 08:05  
Blogger Walmir Lima disse...

Anne,

Vozes como a da Cidinha, como a nossa, lamentavelmente, tendem a cair no descaso.

O país está ficando insensível, acostumado aos corruptos e às nulidades, que viram estrelas premiadas por sua "sabedoria" (ou esperteza) - É o crime e o valor da vida banalizados pelos manipuladores da política.

Uma pena!

24 de dezembro de 2010 23:29  
Blogger Walmir Lima disse...

Constato: Esta é uma postagem fadada ao maior desinteresse.

O povo prefere votar no palhaço.

24 de dezembro de 2010 23:34  
Anonymous Jorge Lemos disse...

Walmir

Minha internet está pior que comunicação via fumaça: é discada.

Louvo seu texto oferecendo-nos perfil parcial da Cidinha. Conheço-a de longa data. O gaucho, se ex-esposo, Manooel Carlos foi colega de TV, quando me alinhei na TV Excelsior, Canal 9, no incio dos anos 60.
Cidinha, mulher de personalidade adulta e séria é, como diz a Anna, de colocar sempre os pingos nos "iis".
Louvo-me por viver em seu periodo
para desfrutar da inteligência e bravura como deveriam ser todas as pessoas neste País.
Exemplos de dignidade e não demostração de violencia assaltando Bancos. É de mulheres assim que o Brasil necessita.

Lemos

25 de dezembro de 2010 10:18  


LINK => CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU COMENTÁRIO

4 Comentários:

LINK => VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL